LAGUNA CEJAR

LAGUNA CEJAR

  • Postado por Augusto Sunano
  • Chile
  • 07.10.2016
  • comente!

 

Laguna Cejar está entre os melhores tours do deserto do Atacama em minha opinião.

O local fica a 30 minutos de San Pedro de Atacama. A partir de agora, abra a sua mente, pois o que verá são muitas lagoas neste post. Ok, calma! Não são quaisquer lagoinhas. Podemos chamá-lo de O Super Lago Paranoá do Chile, rsrs.

A Laguna Cejar possui tanta concentração de sal que você não afunda. Show de bola né? Diferente mesmo de tudo que nós brasileiros temos visto até aqui. Outra similar a essa, é somente indo pra Israel ou na Jordânia para ver o Mar Morto de perto. Eu não sei nadar e mesmo assim me aventurei nessa grande experiência. Confesso que o fato de não ver o fundo às vezes me assustava, porém me aliviava saber que não afundaria de jeito nenhum, rsrs.

Lá, eles recomendam a tomar cuidado para não deixar a água cair nos olhos, por que você não terá como tirar todo aquele sal depois. O mergulho dura aproximadamente 45 minutos e não é recomendado ficar mais que isso.

O passeio é imperdível. Na minha singela opinião, ir ao Atacama e não ir ao tour da Laguna Cejar é como comer pão com queijo sem presunto, arroz sem feijão, entende? A primeira dúvida que passa na cabeça é: Há um lugar para tirar todo esse sal do corpo?

Após o passeio na Laguna Cejar o tour continua e existem duchas ao lado dos banheiros para tirar o sal do corpo antes de todos entrar nas vans. A água é tratada, mas é fria e salgada e o turista não pode usar sabonete ou qualquer outro produto de higiene.

Algumas agências levam bombas de água doce para seus clientes tirarem o excesso de sal do corpo, mas são poucas as que fazem esse tipo de serviço. Tenha a consciência de que os valores vão variar de agência para agência e você poderá estar pagando a mais por esses serviços.

Caso contrário, você fará o resto do tour todo salgado, porém faz parte! É um evento único, mágico e especial. Não deixe de ir.

Na beira do lago

Camadas e camadas de sal por todos os lados.

lag-cejar

Galera flutuando

Partimos para segunda parte do passeio: os Ojos del Salar. São duas crateras gigantes, uma ao lado da outra onde é permitido se banhar.

Neste local é necessário saber nadar, porque dessa vez não teremos a ajuda do sal para flutuar, rs. É possível realizar esse tour por conta própria, utilizando veículos 4×4 e com ótima localização do deserto.

dscn0302

Ojos del Salar

dscn0308

Eu,Thalice,Feh e o Leo em Ojos del Salar

laguna-cejar-4x4

Localização da Laguna Cejar e Ojos del Salar

Seguimos para a terceira e última parte do passeio: Laguna Tebinquincheum imenso lago de sal repleto de flamingos que completam a preciosa vista. Apreciar o pôr do sol naquele lugar é algo inexplicável. Para completar, no final do passeio, a agência Sol Andino nós serviu um lanchinho com salgadinhos e pisco sour.

dscn0332

Placa de Entrada – Laguna Tebenquiche

dscn0355

dscn0347

dscn0358

Pôr do Sol fantástico

 

O que levar:

  • Toalha de banho;
  • Um galão de água potável 5 litros (para tirar o sal do corpo)
  • Protetor Solar;
  • Chinelo
  • Canga (para mulheres)
  • Algo para comer (biscoito, um lanchinho, salgadinho e etc)
  • Água potável para beber

Horário: Das 15h às 18h

Quanto eu paguei: $10.000 pesos chilenos pelo passeio na agência + $15.000 pesos chilenos na entrada da Laguna Cejar + $1.000 pesos chilenos na entrada da Laguna Tebenquiche (normal é $2.000 conforme foto de placa acima, paguei metade, pois sou estudante. Basta apresentar a carteirinha de estudante válida para obter o benefício).  Crianças pagam $2.000 pesos.

ATENÇÃO: Quando estávamos na porta da entrada da Laguna Cejar, o guia que nos acompanhava no tour (profissional terceirizado, como todos são por lá) começou a recolher o dinheiro da entrada dos turistas na van. Ele havia me dito que crianças pagavam $9.000 pesos. Foi quando desconfiei e fui perguntar dentro do estabelecimento e descobri que era somente $2.000 pesos chilenos.  O guia ficou morrendo de vergonha e fingiu que não sabia sobre esse valor. FIQUEM LIGADOS! VOCÊ É TURISTA E TODO CUIDADO É POUCO.

Crianças pagam $2.000 pesos chinelos na Laguna Cejar + $1.000 na Laguna Tebenquiche

 

Agência que eu fiz o passeio: SOL ANDINO EXPEDICIONES

Deixe seu comentário:





Back to Top